terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ao Norte

Como há muito tempo não o fazia com tal intuito, decidi ao chegar a casa do tabalho, depois da uma hora da manhã, (isto dos turnos são cenas que me transcendem.) ir no dia seguinte à Cafezada do Norte. 10h00m no Edifício Transparente.
 
Tinha o Domingo todo livre mas o despertador natural tramou-me. Sem tirar o pijama vesti umas calças de ganga e as velhas All Star. Parka. Gota. E siga! Aconcheguei o colarinho e calcei as luvas a meio da condução até Aveiro. A EN109 até Espinho ainda não enjoa. Cruzei-me como o Transilvânico Igor na sua PX (o nome dele faz-me logo lembrar uma música dos Tédio Boys em que o Igor é um peculiar Vampiro)
 
O tempo de viagem já não iria permitir cumprir o estipulado como ponto de encontro. Já na A29 acho graça aos imensos motociclistas "dos grandes" pois já num dos últimos Domingos que fiz este acesso ao Porto no Vespão, cruzava-me com eles. Quase de certeza que vão para o Furadouro. Sei que há ali grande ajuntamento destes aficionados. Com o avançar da hora e na esperança de ainda lá estarem no cafezinho e treta, sigo sempre em AE até Matosinhos.
 

Junto á Anemona apreciando o frenesim domingueiro junto à Praia. Muitos Surfistas.
 
Girei a Rotunda da Anémona várias vezes e percorri a Avenida frente ao Mar de gargalo no ar tentando vislumbrar a Vespa Cosa Laranja ou A Podre do Paulo Viana... Nada! Às 11h30 já não haviam de ali estar à minha espera - esta malta quer é calor e rolar! Como se tinha falado em Angeiras, pus-me ao caminho e valeu a pena pela paisagem, cheiros, pessoas... religiosidades à Beira Mar. Mas não dei com ninguém... Soube posteriormente que seguiram em destino contrário: Cais de Gaia. Realmente passei lá mas já mais tarde. No regresso de Angeiras passei pelo MMM e visitei a montra dos amigos da VeloCulture. Junto à Lota senti o cheirinho bom ao peixe assado confeccionado ali na rua e pertinho das soalheiras esplanadas de vários restaurantes cheios de tipícidade... já ia.
 

Pertinho da Refinaria em Leça. Viam-se labaredas...
 
 
 

As três fotografias anteriores são junto à Capela da Boa Nova em Leça da Palmeira. A tal religiosidade à beira mar que acho tão peculiar e demonstrativa de Fé e Devoção das Gentes do Mar.
 
Sem contactos telefónicos de alguém que estivesse presente nesta Cafezada resignei-me e fui descendo pela Foz. Cruzei-me com um enchouriçado scooterista numa LML/PX preta e parei  antes da Ponte D. Luís e depois do Cais de Gaia, para umas fotografias da Bela e Invicta Cidade do Porto.
 

Mais religiosidades à Beira Mar. O Senhor da Pedra talvez seja a mais conhecida mas como não conhecia as Praias a Norte de Gaia, fiquei impressionado pela positiva com a beleza destas Praias e com as edificações religiosas erguidas em pleno areal. As águas são frias de certeza mas a visita no Verão fica prometida.
 
 

Aqui precisei de gota e em vez de ir pela A29 de novo, sigo para Espinho e continuo ziguezagueando enlatados pela Estrada Nacional, acabando por curtir uns bons quilómetros num domingo solarengo mas bastante frio. Prometo que para a próxima o despertador não é o natural e chego a tempo para estar com esta malta tão activa do Norte.
 

1 comentário: