terça-feira, 7 de setembro de 2010

Caramulo Motorfestival'10

9 horas e 5 Vespa, ali bem no Centro de Ílhavo, com uma desportiva inglesa a fechar...



Por estradinhas nacionais como manda a lei, chegámos a Oiã e tínhamos mais de uma dezena de Scooters para completar o ramalhete. É porreiro ver tantas a rolar, mas torna uma viagem mais lenta e por vezes cansativa. Em Águeda estavam mais umas quantas, que representavam todas as décadas do insecto Piaggio! A subir a velhinha Estrada do Caramulo deitavam-se as meninas nas muitas curvas e apreciava-se a paisagem. Bom asfalto, óptimo só após a Tabuleta do Distrito de Viseu...

.
Antes da chegada à Vila pude contemplar o outro lado da Serra e observar a Estrela ao fundo... entre estas duas montanhas estendia-se um belo manto branco de neblina e nuvens mas o sol brilhava acima desta linha!
Entramos literalmente nas nuvens durante a descida a Campo de Besteiros. Concentração já perto do meio dia, distribuição do (gigante) autocolante e volta para cima, numa caravana de dezenas Vespa e de uma Lambretta no meio de muitos automóveis clássicos.
.
.
Lá em cima a bela Vila convida a uma visita calma e podem descobrir-se belas aldeias serranas. Recomendo Bezerreira e Janardo, na primeira come-se uma soberva e gigante costeleta de vitela; para os mais radicais há a possibilidade descer o quase inacessível Rio Águeda em Canyoning, com cascatas poderosas e frias lagoas.
O Caramulo Motorfestival gira em torno da competição e da mítica Rampa do Caramulo (os mais rápidos em aproximadamente 1:40 min). Completa-se o dia em voltas pelas bancas de variados artigos de automobilia, principalmente miniaturas de varias escalas. Ao ar livre visitam-se a múltiplas exposições de belas máquinas desportivas ou não, veículos militares e muito mais.


.
Vi uns quantos "velhinhos" a queimar na Rampa e para meu espanto, no ar, andava um daqueles malucos a fazer piruetas, num aviãozinho que razava as cabeças de centenas de pessoas presentes por ali...

.
Para finalizar a tarde nada melhor que experimentar a adrenalina dos campeões e subir o quente alcatrão no Vespão Vermelho. Ahhh carago! Ainda mandei umas gazadas porreiras para libertar o carvão... valham-me só duas janelas!!
.
.
As Scooters deram um melhor colorido à montanha e o cheirinho a 2 tempos ficou prometido de voltar.
.

1 comentário: