terça-feira, 7 de maio de 2013

Pontos de Fusão

Volfrâmio
 s. m.[Química] O mesmo que tungsténio.
Elemento químico metálico (símbolo W), de número atómico 74, de massa atómica 183,85, de cor pardacenta quase preta, cuja densidade é 19,2 e que funde a cerca de 3 410oC.
 
O Volfrâmio é encontrado na natureza apenas combinado com outros elementos. Foi identificado como um novo elemento em 1781, e isolado pela primeira vez como metal em 1783. O elemento livre é notável pela sua robustez, especialmente pelo fato de possuir o mais alto ponto de fusão de todos os metais e o segundo mais alto entre todos os elementos, a seguir ao carbono. Também notável é a sua alta densidade, 19,3 vezes maior do que a da água, comparável às do urânio e ouro, e muito mais alta (cerca de 1,7 vezes) que a do chumbo.
A forma elementar não combinada é usada sobretudo em aplicações eletrônicas. Filamentos de lâmpadas incandescentes, raios X e superligas. A dureza e elevada densidade do tungstênio tornam-no útil em aplicações militares como projéteis penetrantes.
 
Os primeiros relatos sobre este minério remontam ao século XVI.
 
Durante a II Guerra Mundial, o Volfrâmio teve um papel significativo nos negócios políticos de bastidores. Portugal, como principal produtor europeu do elemento, foi pressionado por ambos os lados, devido às suas jazidas de minério. A resistência do tungstênio às altas temperaturas e a sua capacidade de aumentar a resistência de ligas metálicas, tornava-o uma matéria-prima importante para a indústria do armamento.
 

Ferrugem do Tempo funde-se na Terra e renova-se. Alastra e desaparece pelo Tempo...
 




Forescem aqui também plantas e cores que se propagam por estas serranias.
A Primavera é uma excelente montra em vez do "moderno centro comercial do burgo"!
 

Aqui pode ler-se mais sobre as Minas de Regoufe.  Ou descobrir as de Rio de Frades ali tão perto...

Sem comentários:

Enviar um comentário