sábado, 30 de março de 2013

Remington

Esta é uma Máquina de Escrever que surge na primeira metade da década de 30 do Século XX. É a Remington Modelo 16. O último modelo da Marca ainda com o aspecto e design antigo e típico do Século XIX. Antecedeu o Modelo 17 que já quebra esta têndencia logo em 1940, com o traço que perduraria até à Década de 70, com apenas ligeiros retoques no desenho. Peças mecânicas de engenho e minúcia surpreendentes. 
A disposição dos caractéres no teclado não é no actual sistema mais comum e mundialmente estabelecido - QWERTY, tanto para as já quase não utilizadas máquinas de escrever ou para os actuais computadores. O Teclado da Remington fotografada está no Sistema Francês e Belga - AZERTY, muito utilizado em Portugal até 1990, mas nunca usado em computadores nacionais.
 
Nas fotografias imediatamente abaixo observam-se os excelentes pormenores da Tecla Fixador de Maiúsculas e da outra, também peculiar, com os dizeres OFICINA Mendes & Caeiro L.ª TELEF. 22422 - suponho que seja de um Representante da Marca em Terras Lusitanas.
 


As duas fotos seguintes são da Remington Modelo 17, mais recente e com tambor grande.
 
Curiosidades: A E. Remington & Sons fazia inicialmente  (1816) Pistolas e Espingardas. Só muito depois introduz em produção e simultâneamente, as Máquinas de Costura (1870) e as Máquinas de Escrever (1873). Foi a primeira marca a utilizar os teclados com o Sistema QWERTY.

Sem comentários:

Enviar um comentário