terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Prendas de Natal

Até há pouco tempo (agora há crianças) as prendas tiveram sempre um carácter de mera lembrança. Lá por casa a azáfama de compras e consumismo nunca foi demasiado grande ou cortante. Para ser sincero nem dei ou dou por tal impertinência. Sim. Cortante. Esta época corta com o verdadeiro significado do Natal. A preocupação das pessoas, hoje em dia, é comprar. Comprar. Nem que para isso se faça entupir a porcaria dos Centros Comerciais. Matadouros. As pessoas pavoneiam-se, compram o desnecessário e empenham-se para vários anos. Matam-se. Matam-se a elas e aos outros, que se vêem obrigados a ali estar mantendo as portas abertas, para estas se engancharem como peças de carne na linha da morte.
 
Por exemplo: Infelizmente trabalhei num desses Matadouros, por duas ocasiões. E posso exemplificar o caso de uma Madame que comprou tudo o que lhe apeteceu e necessitava. Regressava então a casa, num automóvel que demorou muito tempo a encontrar e só com ajuda de um dos meus pares. Uma hora para fazer cinco ou seis quilómetros... Trânsito e o muito nervosismo próprio da azáfama. Prendinhas debaixo da Árvore. Encher a mesa. Fazer o memorável Jantar. A Ceia. E eis o mais simples e também tão barato, já agora. As batatas? Pois!  Regressava agora obrigada ao local do crime numa correria que iria ser humilhante.
18h00. As grades do Matadouro fechavam-se e a Madame exigia à fina força entrar, porque não tinha batatas em casa para cozer com o Bacalhau. Rudeza, má educação e jeitos de loucura. Os outros, que na sombram se mantém ignorados por quem calha, também tinham a mesa para por e um abraço para apertar aos familiares, que os esperam à beira de uma lareira acesa e crianças que pedem um momento de brincadeira e ternura.
 
Há realmente coisas importantes e demasiadamente simples...
 
Ali em Casa tem sido assim. Basta a mesa posta. E tem estado sempre bem posta. Os lugares todos preenchidos. A alegria dos pequenos. As histórias dos Avós. E o regresso à infância enquanto me delicio a construir, montando as brincadeiras da Francisca. Poucas. Jogos bons. Didácticos e que a ajudam a crescer. Longe disto e perto do Natal. Os ansiãos da Família estão cá todos. Cheguei a sentir que não iria ser possível. Mas foi. A Natureza assim está programada, mas os velhotes são rijos. 82, 86 e 93. Débeis, aguentaram mais um. Obrigado.

2 comentários:

  1. Colega Luís Barreto,

    Acompanho sempre o teu blogue, de que gosto bastante pela tua qualidade de escrita.
    Obrigado por teres falado nos trabalhadores dos centros comerciais! Faço parte dessa classe há já 8 anos.
    Ainda hoje, as colegas que ficaram até ao fecho no dia 24 me contaram que só conseguiram sair uma hora depois do horário oficial da loja. Como e quando é que se faziam as compras dantes? Não havia Natal?

    Cumprimentos,
    NunoMM

    ResponderEliminar
  2. Esse Natal ainda existe. Basta nós fazermo-lo! Mas o consumismo entra nos pelos olhos dentro e o acesso facilitado que existia ao crédito, deu o desnecessário a quem não podia "ter", chegando agora a esta "crise", mas esta é uma crise cultural, de valores, príncipios...

    ResponderEliminar