quinta-feira, 29 de setembro de 2011

À Volta da N.P.G.L.C.

Numa manhã aguarelada de neblina dei uma das minhas voltinhas preferidas: um passeio pelos becos da zona mais antiga e pitoresca de Ílhavo, mesmo no centro e pertinho de minha casa ou da N.P.G.L.C. - O Ninho do Vespão!







As patines deixadas pelo tempo são constantes e o fenómeno é ainda mais interessante, trazendo mesmo alguma nostalgia, porque foi nestas ruelas que cresci, aprendi a tabuada, joguei às escondidas, tive os meus primeiros namoricos... Regressei. Nas fotos acima vê-se o Largo do Sapateiro - O Sr. Manel Bela - e o portão da sua oficina. Curioso é o facto de haver pequenos quintais escondidos no meio da antiga vila ou por mais pequeno que o pátio fosse, existia sempre um poço para tirar a água ou o tanque de lavar a roupa; à direita desta oficina há um desses quintais e o poço está lá. Este largo era o ponto de encontro quando vínhamos a pé da Escola Primária...
















O Beco da Pharmácia, sim com PH, pois é das mais antigas e fica junto ao Largo do Oitão, no centro nevrálgico da antiga vila de Ílhavo. Zona de intenso comércio e ponto de encontro de pessoas - pescadores, mulheres e míudos... era por aqui que os Lavradores e outros habitantes da zona mais alta da então vila chegavam à Igreja, para a abençoada Missa das Sete.


Uma das  Mercearias existentes e das mais frequentadas da rua. Aqui compro legumes, frutas, hortaliças ou o famoso pão de Vale de Ílhavo, trazido ainda de bicicleta pelas Padeiras, em grandes cestos de vime. Vale a pena a visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário