quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Notas de Viagem

Precisei de ir ao Porto. Era 2ª Feira e tinha de estar em Leça do Balio antes das 10:00.
Na noite anterior choveu a potes e o céu também madrugou carregado de cinzento fosco - qualquer coisa tipo a 300 SS! Humm... de carro?! Nahh! Ainda por cima tinha de passar o Porto e entrar na Via Norte em hora de ponta! Arrumei o fato de chuva na mochila e segui pela velhinha e movimentada EN109, tive de encostar e vestir o "Fato da Beatriz" nem 2 Km's depois de sair da N.P.G.L.C..

Depois da Ponte da Arrábida alguém se lembrou de desviar o separador central uns metros da origem! Latas! Furei pelo trânsito compacto e consegui ver as horas nos relógios dos stressados condutores... eram 09:10; ia bem folgado até ao destino.

Na viagem de regresso, vislumbrou o Sol já na Foz e passei na Ribeira deixando o Porto pelo tabuleiro inferior da D. Luíz, percorri o Cais de Gaia em velocidade reduzida. Conheci as praias a sul da Foz do Douro. Gostei e vou voltar porque não memorizei em fotografia imagens que recordo...

Afurada - Praia de Lavadores - Canidelo - Madalena - Valadares - Francelos
(Aqui tive de parar e voltar a trás para constatar o que a decadência, o abandono e o saque provocaram num local onde cresci... a Colónia de Férias do BPA - Banco  Português do Atlântico (hoje Millenium, de Fulano de Tal Milionário Português...) este edifício não tem sequer 20 anos e foi vendido ou cedido - desconheço os contornos do negócio - esteve ali algo da STCP. Alienaram-se bens dos quais usufruiam filhos e funcionários da instituição: Colónias de Férias e Pousadas (Braga), Aldeamentos (Algarve) e até as Excursões através das quais conheci Portugal inteiro!
O Edifício de Francelos está a saque!! Brilharam-me os olhos de tristeza. Tenho as melhores recordações deste local. Dos meus 12 aos 16 anos cresci aqui, conheci-me como Homem e só consigo interrogar-me - PORQUÊ? )
















Passei pelo Sr. da Pedra,  continuei pela Aguda e fiz uma paragem para cafézinho e ver o mar junto às rochas, Granja e Espinho sempre com Sol e o "Fato da Beatriz" na mochila.
Nas notas pode ver-se que passei pelo número do diabo! Maldita Beatriz!

1 comentário:

  1. Temos um grupo da colonia de ferias no facebook!!!http://www.facebook.com/groups/162441149094/
    o meu mail é migguedes@hotmail.com

    ResponderEliminar