sexta-feira, 21 de maio de 2010

Joy Division

Há 30 anos, a 18 de Maio de 1980 desaparecia do panorama musical um homem, um músico, um inspirador, um poeta...

Ian Curtis, vocalista da banda britânica Joy Division, suicidava-se aos 23 anos quando se preparavam para iniciar a primeira digressão norte americana.


Ian compunha as letras, criando com a banda, os únicos dois álbuns de estúdio "Unknown Pleasures" e "Closer" finalizado e editado a dois meses da sua morte.

Joy Division é uma banda pós-punk formada em 1976, em Macclesfield, Manchester, na Inglaterra,.

Além de Curtis, eram Bernard Sumner (guitarrista e teclista, à época chamado Bernard Albrecht), Peter Hook (baixista e vocalista) e Stephen Morris (percursionista e baterista). Após o términus da banda, os três integrantes remanescentes formaram os New Order.

Com uma forte influência na cultura punk de 1977, misturado com conceitos artísticos, os Joy Divison foram uma banda que juntava ao rock underground algumas nuances de experimentalismo e inovações eletrónicas, inspirado por bandas como os Kraftwerk.

O som tinha influências de Velvet Underground, David Bowie, Sex Pistols, Iggy Pop ou The Doors. Era caracterizado por densas melodias, bastante marcadas pela bateria, quase "militar" de Morris e uma tendência para a depressão e a claustrofobia. As letras obscuras e extremamente poéticas de Ian Curtis tornaram-se uma característica marcante do grupo, assim como o seu geito vocal em barítono.

Após a sua morte, a quantidade de fãs foi crescendo, servindo por vezes de inspiração a outras bandas.



Uma delas, que surgiu continuando os princípios da sua origem, foram os New Order, cumprindo assim um pacto celebrado pelos Joy Division; assim que alguém saísse da banda o nome da mesma teria que ser mudado.
Prolongava se uma cultura de música que há muito se esperava nas rádios e nas pessoas. Havia quem estivesse um pouco saturado da actual musicalidade que, já desgastada tinha os seus dias contados.
Sangue novo assim se perdia, mas New Order decidia por um garrote na ferida!
Em 1994 e lembrando a morte dum inspirador, fazia-se em Ílhavo um memorável concerto de homenagem; com Vulto e SerOpositivo...

Sem comentários:

Enviar um comentário