segunda-feira, 22 de novembro de 2010

N.P.G.L.C.

Foi retrete no Séc. XIX, dependência a 30 metros da casa do meu Bisavô Daniel. Serrano. Veio cumprir Serviço Militar e embeiçou-se por uma Ilhavense... ficou. Era de Janardo, ali entre Sever do Vouga e Vale de Cambra. Relojoeiro e Ourives, fez negócio numas das mais movimentadas e comerciais artérias da então Vila de Ílhavo (e mais valia ser ainda).
Desta casa com ombreiras em granito continuou a dar serventia. Mora lá a minha avó e fica no topo da rua onde moro. Criou-se o porco, foi galinheiro e serviu de oficina, pequena garagem duma Sachs Almirante ou de uma Zundapp já do meu avô, que nos Anos 60 reconstruiu a casa e lhe deu nova traça.



Há uns anos foi Livraria e Alfarrabista pelas mãos de minha Mãe e de meu Pai respectivamente. Fechou... Abri-lhe as grades e fiz dela um refúgio... O meu abrigo poético. Dormi aqui. É o meu espaço artístico e agora a minha N.P.G.L.C.



A Nova e Pequena Garagem Lá de Casa tem 2,20m x 4,90m aproximadamente. No piso térreo é garagem/oficina e no outro é o meu atelier...

3 comentários:

  1. Excelente.

    Mas quando dizes que foi retrete,referes-te a retrete publica?

    ResponderEliminar
  2. antigamente as casas não tinham casa de banho e como sabes a "retrete" ficava afastada do edifício principal. neste caso era o que acontecia e como o espaço permitia serviu para outras coisas (galinhas e porco)

    ResponderEliminar
  3. Ah Ok servia de retrete a uma Habitaçao.
    Sabia que nas casas dos lavradores as retretes eram perto dos currais dos animais "é o caso onde eu vivo", agora no centro da vila não sabia que isso tb acontecia.

    ResponderEliminar