segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Parka

Ainda não faz frio mas os "Puros" sabem que o Inverno também é bom para andar de scooter...

.
"A Parka... peça dos uniformes militares usados pelas Tropas Norte Americanas desde os anos 60, é outro dos must have num guarda-roupa de um Mod ou scooterista que se preze. Tornou-se um símbolo dos Aliados. Uma poderosa vestimenta para proteger da chuva e do frio nas viagens de Vespa/Lambretta pelas ilhas inglesas. Motivo: era um acessório que os protegia, bem como os seus valiosos fatos feitos à medida por alfaiates locais e respectivas gravatas de pura seda. Igualmente, era acessivel a todas as bolsas. Mas a Parka tornou-se rapidamente num símbolo para os Mod's se demarcarem do "inimigo"... que eram a malta dos casacos de cabedal, os Rockers e as suas bikes.

O modelo de Parka mais popular é a famosa Parka Fishtail usada pelo Exército Norte Americano (M51), desenhado para a Guerra da Coreia. Ao contrário dos modelos anteriores (M48), primeiras parkas militares, que têm um corte simétrico, a M51 apresenta uma espécie de corte tipo rabo-de-peixe, desenhada para proteger as pernas da chuva e destaca-se dos outros modelos por ter capuz com pêlo.


No final dos anos 60, devido aos anos Hippies e ao movimento anti-guerra foram um pouco postas de parte. Mas, no final dos 70, com o filme Quadrophenia de 1979, uma nova geração de scooteristas adapta novamente a parka para uso diário. De lá para cá, a Parka militar de cor azeitona ou verde seco, acaba por se tornar um símbolo da vestimenta Mod, agora impregnada de patchs alusivos aos grupos scooteristas locais, bandas musicais ou emblemas bordados com motivos alusivos a este estilo de vida.

Fiquem a saber que as Parkas originais norte-americanas, as US M-51, a M68, a famosa Fishtail, estão a ser licitadas em leilões, pela módica quantia 956 doláres, outros modelos estão a venda por 400 euros. Quem não quiser gastar tanto, pode optar por uma repro, uma réplica igual a preços bem mais acessíveis.

A vida tem destas coisas. Uma tarde destas recebo um telefonema da Carla Belchior d'A Outra Face da Lua a dizer que tinha uma cena com Vespas e que eu ia gostar. Saí de casa, saltei para a minha Vespa e lá fui diretinho para a Baixa. E não é que no meio do último carregamento de roupa vintage da Outra Face da Lua, vinha ali uma surpresa cheia de história?!. Nada menos que um colete camuflado com imensos patchs e emblemas bordados com motivos scooteristas. Esta peça de roupa pertenceu possivelmente a um scooterista convicto alemão e estão ali pedaços de história dos anos 90; viagens, encontros/scooter run's como lhes chamam lá fora, pois alguns patchs de Scooter Run's estão datados de 1992 a 1995, na zona de Munique e outras cidades do sul da Alemanha.

Uma prenda bem a tempo, pois acabo de adquirir uma Parka novinha em folha, uma dica preciosa do Sr. Pedro "42" Ferreira. Trata-se de uma Parka militar, feita na Checoslováquia, com forro e capuz amovivel, perfeita para rolar de Vespa. Aliás este modelo da fábrica Otavan em Trebon, já pode ser considerado o nosso modelo de Parka oficial dos Mod's nacionais, quer pelo seu corte e tecido impermeável, óptima contra o frio e as intempéries, aliado ao preço justíssimo, apenas 25 euros!

Próximo passo, é personalizar a mesma com patch's scooteristas...guardem espaço para o patch do Vespa Gang, que em breve estará aí. Eis a nossa parka..."

Texto d' O Rapaz do Chapéu em Vespagang
.


Para obter uma destas Parkas contactem o Vespagang ou dirijam-se ao Porto e na Rua de Cedofeita, num CC com o mesmo nome, encontram o Capitão Gancho, que vos poderá ajudar... até mesmo no pequeno circuito de concertos underground ou alternativos, o podem encontrar na sua banca de discos e/ou merchandising.

Sem comentários:

Enviar um comentário