domingo, 25 de novembro de 2012

OBstacle SYStem

Esta é a suspensão que equipava a minha Sunn. Fiel e que deixa muitas saudades.  
Passado dez anos e sem peças de desgaste para troca, fui obrigado a deixar de lado os 55mm de curso, sempre suficientes e nunca comprometedores em qualquer piso ou situação mais extrema. Funciona apenas a ar e óleo, conforme a pressão alterava a rigidez para o tipo de piso ou condução pretendido.
 
Agora tenho uma americanice numa bicicleta francesa mítica e do tempo do Max. Falhei! Pois falhei... Mas alguém sabe onde existirão peças de substituição para ela? Retentores, vedantes ou os pequenos parafusos para insuflação do ar?


Ainda ouço o leve sopro do seu trabalhar em subidas ígremes de calhau, o baixo curso mantinha a sua frente sempre no trilho em qualquer subida "impossível". Adorava subir com ela, agora e apesar de 80mm não ser muito, notam-se numa bicicleta em aço cromo-molibdénio, vulgarmente dito Cromoly. (São aqueles quadros de tubos mais estreitos e que hoje ainda não troco pelo alumínio. São leves, não tanto, é claro e confortavéis devido à elasticidade da liga de aço que utilizam. Quase não se nota a ausência do amortecedor traseiro das bicicletas de suspensão total, sem o uso para o cross, e mesmo o mais radical. E sinceramente e sob a minha opinião, resultam em quadros mais bonitos e de linhas mais belas, devido ao diametro mais reduzido dos tubos...)


Esta OBSYS55 é uma edição especial. As que equipavam as Sunn da altura eram todas pretas e esta, assim como apenas outras 400, foi produzida em branco. comemorativas de quatro campeonatos do mundo de XC.
 
Só queria mesmo é que voltasse a funcionar e a dar-me o prazer de ouvir o seu sopro a sair das curvas mais apertadas ou de sentir a sua firmeza num sprint...
 
Review de 1999
 
-Rigidez lateral
-Sistema anti-bombear
-Adaptabilidade
-Projecto progressivo, anti-assentamento
-Qualidade de fabrico
-55 mm sempre suficiente
-O-ring na baínha bastante útil
 
Esta suspensão é um projecto verdadeiramente bom para cross-coutry. Apenas os solavancos provenientes do eixo do "garfo" são absorvidos, daí não bombear em tudo e quando pressionas sobre o guiador para os lados. O "garfo" leva grandes e pequenos pancadas e nunca "bate no fundo". Pode definir-se a dureza com a bomba de mão, não podes fazer isto com molas. O arco e as pernas são maquinados em CNC. São muito fortes, na verdade o "garfo" é muito mais duro lateralmente do que a minha anterior R.S.... O O-ring em torno de uma das baínhas é uma óptima ideia para saber que curso é usado depois de um passeio/treino. As instruções que vêm com o "garfo" são extremamente detalhadas, inclusivamente o torque usado para cada parafuso. Grande peça de design com muitas ideias originais.
O que mais pode ser dito de uma suspensão que ganhou quatro campeonatos do mundo de XC?
 

2 comentários:

  1. Barreto, não te conhecia essa veia de betetista... Ainda para mais com uma SUNN...
    Para tentares salvar a Obsys55, experimenta este site que te envio. Pode ser que tenhas sorte.

    http://www.suspensionforkparts.net/home.php

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  2. Conheço bem esta suspensão e a magnífica Sunn azul (...dos anos de ourodo Max Commençal e do Miguel Martinez, a velha guarda sabe bem do que estamos a falar...) Era sempre de "gás" a descer o trilho da Capela Ardida em Vale Maior.

    Só se ouvia pfffff... pfffffff... e o Barreto a voar baixinho!

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