domingo, 25 de novembro de 2012

Artimanhas II

Ora eu desconfio que a moda passou, mas com eu sou um gajo démodé...

Alguns já tinham topado qualquer coisa aí numas fotos pela blogosfera, mostro-vos agora um farol extra e a funcionar no Vespão.


Montado do lado esquerdo, como não podia deixar de ser, este farol ajuda realmente numas incursões nocturnas em estradas menos iluminadas ou onde a escuridão é total (excepto quando está Lua Cheia! Prá semana não o uso.) É um farol em chapa cromada com tampa em plástico, estilo rally dos anos 70/80, custou perto de 20€ numa casa de peças. Lâmpada H3 de 35W.
 


Podem observar a capa do farol, o pequeno interruptor a peça de selim de pasteleira na frente do avental e a peça em alumínio que vem de trás para a frente onde vai apertar o farol.
 
Como a minha scutra funciona a 6V optei por montar uma bateria extra no espaço livre da roda suplente. Fica escondido atrás da capa e não atrapalha, caso necessite de a retirar num furo. Comprei uma bela duma bateria das boas, de 12V. Fiz um apoio à maneira em alumínio, que aparafusei num apoiozinho com rosca que está no apoio da roda suplente.
 
Cá está a roda suplente sem a capa, para poderem visualisar o apoio. A bateria encaixou na perfeição e estava bem presa mas coloquei um elástico aos quais apelido de Trapizombas, para maior segurança.
 
O circuito eléctrico está interrompido por um fusível (prevenir é um bom remédio, já que a lâmpada custou os olhos da cara!) e à entrada do farol coloquei um interruptor estilo helicópetro! Pumba!
 

Nas fotografias em cima pode ver-se em pormenor o fusível e o interruptor. É só baixar o braço e em andamento, ligar o potentíssimo farolinho!
 
A fixação ao chassis foi testada com peças de selim de pasteleira mas fui obrigado a maquinar na N.P.G.L.C uma chapinha à medida. Reaproveitei os restos do apoio da bateria e voilá; o afastamento ideal para as várias afinações desejadas... Pumba! Mas usei na mesma uma das peças de selim, mais abertas na curvatura. ambas estão com borrachas nas pontas para proteger O Vermelho.
 
Na última fotofrafia temos todo o conjunto; apoios, interruptor, cabo de alimentação, etc..
 
NOTA: Perguntam vocês; ahh e a bateria descarrega pois não está ligada ao circuito do motor! Pois descarrega!! Retiro os cabos e carrego-a na N.P.G.L.C. com um carregador próprio para baterias sem manutenção. A vida útil da bateria é bastante alargada desde que se faça a devida manutenção e seguindo as especificações da marca.

4 comentários:

  1. Que bela solução Barreto!

    Se quiseres comercializar alguns kits desses, acho e eu eu alguns outros do novo mundo se interessariam em comprar.

    Abraço,
    Leo Dueñas

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  2. Leo, posso fazê-lo e enviar um kit para quem pretender, não me custa nada, mas seria interessante usar as minhas dicas e desenvolverem uma cena idêntica aí!
    No total e sem contabilizar o tempo, cabos velhos e sucata de aluminio, fusível e parafusos, gastei cerca de 55€.
    acrescentando os custos de envio ficaria demasiado caro, não leo?

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  3. E o recarredor para a bateria? Como fazes? Ricardo Beja.

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  4. Está na oficina e ponho à carga quando necessário... llooll

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