"Para a maioria das pessoas que se interessam pela cultura pop e que erradamente dizem à boca cheia que a Cena MOD começou no final dos 70 e morreu no final dos 80. Para essa maioria, que apenas conhece a fase pós-punk, de onde se destacou o Movimento 2-Tone, que viu surgir inúmeras bandas como Madness, Dammers, Specials, The Beat... Nada é mais errado de pensar!
O Culto MOD, que surge da palavra modernismo, nasce em Inglaterra em meados dos anos 40, no pós-guerra, através da forte influência das tropas aliadas estacionadas na ilha. Angariando jovens das classes trabalhadoras das grandes cidades inglesas, principalmente em Londres, que tinham no Jazz Be-Bop a sua música de eleiçao. Começam entao a surgir club's onde se dançava e ouvia o Jazz mais moderno que se podia ouvir, executado essencialmente por músicos norte-americanos. Com o fenómeno das Jukebox's trazidas dos Estados Unidos, o som que se ouve nos Pub's, tem carimbo das cidades de Detroit. Editoras como a Motown, a Chess, a Atlantic e os seus artistas negros começam a ganhar populariedade neste lado do Atlantico. E por sua vez a influenciar as jovens bandas inglesas... Dos Small Faces aos Kinks, mais tarde The Who que por sua vez influenciaram inúmeras bandas Punk como os The Jam ou os The Clash, Dexy's Midnight Runners, The Stranglers, Elvis Costello...
A Soul nos anos 60 foi a raínha das pistas de dança, onde os jovens Mod se reuniam aos fins de semana, em celebrações que se prolongavam pela noite fora ao som de dj's; as intituladas "All Nighters" passavam-se nas cidades costeiras do Norte de Inglaterra; daí a designação popular de Northern Soul. Tendo como veículo preferencial as Scooters, esta geração adoptava um código de roupa, baseado na Ivy League norte-americana, diferenciando-se dos casacos de cabedal e das jeans dos Rockers, que por sua vez foram dar nos Hippies e mais tarde nos Punks.
Ao longo dos anos, a herança modernista nunca foi esquecida, antes sim re-tratada. Em plena era Punk, surge o movimento 2-Tone. Em meados de 80 projectos como The Style Council, com Paul Weller (ex Jam) e Mick Talbot (ex-Parkas) que acompanham de perto a cena Rare Groove (a tal herança Northern Soul) no então relevante movimento clubbing londrino, que a imprensa inglesa baptizou de Acid Jazz, ao lado de nomes como Norman Jay e Gilles Peterson.
No final dos 80 o fenómeno Rave ganha protagonismo e muitos Mods adaptam um novo estilo de vida; por sua vez nas grandes cidades, junto de fãs de futebol e das suas equipas inglesas a viajarem por toda a Europa em competições, surge o Casual; bandas como The Farm, Happy Mondays, Stone Roses, Primal Scream lideravam um movimento hedonista fruto de um certo fôlego económico pós-Tatcher.
Nos dias que correm o Mod vive sob vários disfarces; em bandas como Oasis, Blur, Pulp e ainda nos mais recentes Kaiser Chiefs, Libertines, Radio 4 ou Dead 60's. Por outro lado, a recente cultura DJ renovou o interesse pela música Soul, Jazz, Reggae e Ska. Enfim o gosto pela música de raiz negra, entre as novas gerações. O legado esta aí, procurem-no e sintam-se sempre Mod...ernos."
Texto de O Rapaz do Chapéu - Leonel de Jesus in Vespa Gang
Sem comentários:
Enviar um comentário