domingo, 21 de julho de 2013

De Ginga junto à Ria de Aveiro



Esta é a Ginga do meu Pai. Foi posta a andar por ele, depois de alguns anos a ser utilizada nas idas para a escola do meu irmão e de ter feito muitas Serranias do Caramulo e Bussaco nas décadas de 80 e 90.
É uma Guersan feita aqui em Aveiro, com muitos Kms pelas pernas dele serra acima e tiradas longas aqui junto às Praias. Bons tempos e assíduo.
 
Foi desmontada e pintada à trincha por ele há uns cinco anos atrás para usar no dia-a-dia. Está agora reformado, sabe bem deixar a Lata na Garagem e pedalar... Está quase toda igual. Levou só algumas peças da transmissão e um guiador diferente. Tem um peculiar desviador frontal, um útil porta-cargas e uns guarda-lamas que dão muito jeito no inverno.


A Nice foi dar uma voltinha comigo e pedalou nela.
 


Neste local com vista para o Jardim Oudinot existiu a Ponte que fazia a única passagem para as Praias da Barra e da Costa Nova, desembocava numa Alameda até ao Farol da Barra.  A actual é mais a Sul. Na fotografia abaixo, por trás da Nice, era uma Seca de Bacalhau, ainda se vislumbram o resto das Mesas de Arame onde se estendia o peixe ao Sol!!
 

domingo, 14 de julho de 2013

Branca

À semelhança do que mostrei aqui há uns dias, chegam agora mais fotografias de Bicicletas, mas desta vez do produto final: a SS01 está pronta e já rola!
 



Pormenor do Cubo de Contra-Pedal, Corrente SRAM e Pneu
 




O tradicional apoio para o travão de trás com o furo eliminado.
 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Enquanto a Noite Cai...

Ia a noite já longa e descansava o Vespão debaixo das Grandes Árvores. Madrugadas. E o amarelo das luzes que o envolvem...
 
(Os mais atentos vêem as selas. Ou os banquinhos individuais; como diz o outro e já vale mais uns Euros e tudo... Sim, eu pú-las porque ando com a Nice com muita frequência e há que estimar o que mais gostamos ;) As idas à praia são constantes e a fuga ao trânsito sabe bem! Mas sinceramente divirto-me muito mais com o Corsasinho e a condução é muito mais desportiva com ele. Já nem me sinto bem com este incrementador de preço de vendas, mas vale bem a temporada de Verão e calor! Chegando o Outono i'm evil again!)

Sacana do Pássaro!




Sem Comentários...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Erosão

Parece um peso daqueles em barro que se usam nas redes de pesca costeira...
 
















Foi encontrado pelo meu Pai, enquanto molhava os pés no mar calmo da Praia da Costa Nova com a Francisca. Ela encostou isto ao seu olho e exclamou: "É um Monóculo dos Piratas, Pai!"

Mas é apenas um pedaço de tijolo recortado de algures e polido pelo tempo. Debaixo de água. Arrolado por que areias?

 

domingo, 7 de julho de 2013

Ratos de Porão - A Verdadeira História

O documento há que muito ansiava. Completa a História que tem passado de boca em boca e o que se podia ler; primeiro nas Fanzines ou depois nas revistas da especialidade e ultimamente nos novos meios de comunicação. Nunca uma reportagem foi tão fundo. Vale a pena incluí-la na vossa Biblioteca Discográfica.

 
Logo de ínicio percebemos que já não se iniciam bandas desta forma e com a vontade imprimida por tão persistentes, batalhantes e esgravatadores míudos de então!


sexta-feira, 5 de julho de 2013

COXE - SS01






Talvez não estivessem à espera de ver aqui no Vermelho Sangue tantos Postais àcerca de Bicicletas, mas como nada o impede e dentro dos devaneios que me apetecem, acho que até nem destoa do tom inicial com que criei este blog...
 
Estas fotografias surgem aqui na fase de montagem da SS01. Uma Single Speed. Uma Ginga sem mudanças ou sequer os habituais travões. Vai ter travão sim, mas de cubo ou como na gíria se diz, coaster brake; muito conotados com as bicicletas dos beachboys americanos...
A SS01 aparece de uma Ginga velha e destinada ao ferro-velho, comprada por uma pechincha num sucateiro. Todo o processo é homemade, desde a desmontagem, alterações ao quadro, decapagem, limpeza e recuperação de componentes até à montagem final, exceptuando a pintura do quadro (à semelhança da TT01) e enraiamento de rodas.
 


Este é o estado actual, esperando agora pelas rodas e pela transmissão. Tudo em cinzento. Irei revendo pormenores ao longo da montagem e fase de testes, mas o primeiro ponto a rever será o parafuso de aperto do seatpost.