quarta-feira, 10 de julho de 2013

Erosão

Parece um peso daqueles em barro que se usam nas redes de pesca costeira...
 
















Foi encontrado pelo meu Pai, enquanto molhava os pés no mar calmo da Praia da Costa Nova com a Francisca. Ela encostou isto ao seu olho e exclamou: "É um Monóculo dos Piratas, Pai!"

Mas é apenas um pedaço de tijolo recortado de algures e polido pelo tempo. Debaixo de água. Arrolado por que areias?

 

domingo, 7 de julho de 2013

Ratos de Porão - A Verdadeira História

O documento há que muito ansiava. Completa a História que tem passado de boca em boca e o que se podia ler; primeiro nas Fanzines ou depois nas revistas da especialidade e ultimamente nos novos meios de comunicação. Nunca uma reportagem foi tão fundo. Vale a pena incluí-la na vossa Biblioteca Discográfica.

 
Logo de ínicio percebemos que já não se iniciam bandas desta forma e com a vontade imprimida por tão persistentes, batalhantes e esgravatadores míudos de então!


sexta-feira, 5 de julho de 2013

COXE - SS01






Talvez não estivessem à espera de ver aqui no Vermelho Sangue tantos Postais àcerca de Bicicletas, mas como nada o impede e dentro dos devaneios que me apetecem, acho que até nem destoa do tom inicial com que criei este blog...
 
Estas fotografias surgem aqui na fase de montagem da SS01. Uma Single Speed. Uma Ginga sem mudanças ou sequer os habituais travões. Vai ter travão sim, mas de cubo ou como na gíria se diz, coaster brake; muito conotados com as bicicletas dos beachboys americanos...
A SS01 aparece de uma Ginga velha e destinada ao ferro-velho, comprada por uma pechincha num sucateiro. Todo o processo é homemade, desde a desmontagem, alterações ao quadro, decapagem, limpeza e recuperação de componentes até à montagem final, exceptuando a pintura do quadro (à semelhança da TT01) e enraiamento de rodas.
 


Este é o estado actual, esperando agora pelas rodas e pela transmissão. Tudo em cinzento. Irei revendo pormenores ao longo da montagem e fase de testes, mas o primeiro ponto a rever será o parafuso de aperto do seatpost.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

COXE - ginga bike bina

Passo uns bocados na N.P.G.L.C. e criei ali um Espaço para mim e para as bicicletas. (mas também cabe lá a Vespa ;) ).
Ao fazê-lo, quero-o com os amigos e que seja um ponto de encontro para todos. Ferramentas e conhecimentos para partilhar no entretanto de um café...
 
As fotos que se seguem são da primeira Bike a sair de COXE. Uma BTT renovada, mais de quinze anos depois...
 





COXE - Vem de Bocado.
Assim é o nome. Porque é como se dizia aqui na gíria de adolescentes. Tendo perpetuado o termo em objectos pessoais, como uma etiqueta; quero que passem aqui um bocado. Como eu passo os meus...
 
DIY. Um trabalho feito totalmente na Oficina da N.P.G.L.C. exceptuando a pintura do quadro. Remoção de ferrugens, recuperação, limpeza e polimento de peças, decapagem do quadro, pintura de periféricos e desenho e aplicação da decoração em vinil, montagem e afinação de toda a transmissão com cabos, espirais e corrente.
 

As Férias e O Outro Lado

As férias dão muitas vezes no que realmente são... Férias. A todos os níveis!
Notou-se aqui no Vermelho Sangue. Não fiz nadinha.
Só Praia. Eu, a Nice e a Pequena Francisca.
Boa Praia. Rico Bronze...
 
Passar duas vezes sobre a Ria. Idílica. Chegar à Costa Nova pela manhã. Ver as Dunas na Barra e o Mar diáriamente ao entrar naquela Língua de Areia, é muito bom para o espírito. Mesmo! E é só a doze quilómetros de Casa, atravessando dois dos Canais da Ria de Aveiro - o Canal do Boco e Canal de Mira; muitas vezes no Vespão e outras de carro, só pela mais Pequenina...
 

Mas mesmo assim e como O Outro Lado do Vermelho Sangue está em fase de crescimento, tive de o alimentar e mostro um Pequeno Teaser do que aí vem.
 
Além destas pecinhas para a SS01, fiz o mesmo a umas quantas outras para renovar uma BTT com mais de 15 anos. Peças realmente novas só duas ou três de desgaste óbvio. Tudo DIY. Limpezas, polimentos, montagem, afinações e etc.


Em breve apresento o Espaço COXE e mostro mais trabalho e fotografias.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

DRT.Dº Télémécanique



Portas há muito fechadas que abro hoje.
E cores que o primeiro Sol da manhã não mostra a mais ninguém.
Há não sei quanto tempo... Esquecidas. Fortes.
 




Paredes ainda caiadas e verde musgo. Pó.
Sopro. Humidade e ferrugem.
 

domingo, 2 de junho de 2013

Sunn + Rota do Bacalhau

 

O Flite Titanium Sunn - Versão Rara de 1998,  (lettering Sunn bordado) faz uma bela sombra... e é uma grande mais valia.
 


Esta Bicicleta tem muito que se lhe diga. É uma cena muito Old School e se calhar incompreendida, mas que ainda dá cartas com pares mais modernos e faz até melhor figura que BTT's de suspensão total, 29'ers ou Carbonos...
Prova real disso são menos de 03h00m a rolar para fazer esta Maratona de Solidariedade.

Depois de lavada, limpa, bem lubrificada e afinada ontem pela manhã na N.P.G.L.C. - Secção de Binas, estava pronta para levar pau!
 
Hoje, bastante empoeirada e com alguma lama, levou pau e cumpriu!
 
Foi um percurso maioritariamente rolador mas com armadilhas, zonas bastante técnicas e 15kms finais de constante e massacrador sobe e desce. Pequenos declives é certo, mas de inclinação acentuada e exigentes a nível técnico. Pena só o facto de termos de parar em algumas descidas, mas principalmente nas três últimas subidas para deixar escoar alguns dos mil cento e onze (!1111!)participantes mais lentos que largaram mais na frente. Só subi uma a pé e porque aquilo era uma autêntica procissão no cascalho, não havia espaço para furar por ali acima mas nos treinos trepei-a toda a pedalar.
 



Duas fotografias do ambiente à chegada. Havia stands de marcas de bicicletas e de outros patrocinadores, massagens de relachamento, recuperantes bebidas isotónicas e uma bica de finos.
Um expositor Brooks  marcava o centro deste stand com bicicletas com motor auxiliar eléctrico mas preparadas para o BTT. Muito bem conseguidas estéticamente e ergonómicamente. (Na última fotografia vê-se uma no cano inferior direito).
 
E como não podia deixar de ser, afinal é a Rota do Bacalhau, no fim do percurso, de verificados os tempos e de estirados os músculos; a bela posta do Nosso Fiel Amigo. Pescado ainda e desde há muitos anos pelos Ílhavos, nos Bancos da Terra Nova, na Gronelandia ou nos Mares da Noruega. Durante muito tempo em Lugres à Vela, nos pequenos botes também à vela (Dóris) manobrados só por um Homem e à Linha! Ultimamente é pesacado por Navios e é uma Pesca de Arrasto.
 
Soberbo! É de aplaudir o cozinheiro que prepara esta iguaria para mais de mil pessoas - Posta do Lombo em Cama de Pimentos com Bacon e Batata a Murro. Delicioso! Para começar havia Bolinhos de Bacalhau e Sopa de Feijão Verde. No fim; fruta e cafézinho. A Acompanhar havia várias bebidas e o sui generis Pão de Vale de Ílhavo. No percurso, em duas paragens de abastecimento, muita fruta, barras energéticas, água em abundância e pasme-se, marshemelows!! Delicioso! Tudo feito por incansáveis voluntários e em solidariedade para com a Obra da Criança. Palmas pra vocês, foram impecáveis!