quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estaleiro

No local do costume, a revisão do costume...
E o que se esconde por trás do balon?!


Inesperadamente tive de retirar o motor para fazer uma casa nova! Fixe! Tem  quatro assoalhadas, churrasqueira no jardim e etc! Achas?! Pumba!
Sim, fiz uma casa nova, mas para o parafuso que segura o pesado escape... aproveitando o bicho fora da toca colocaram-se sinoblocos novos e foi feita uma normal revisão, depois dos muitos Kms, que nunca são demais ou os que gostaria de somar na conta!
.
Platinados + Lâmpadas + Cabos + Óleo de Caixa + Sinoblocos + Pneu

E lá está o que se encontra de baixo do balon; um condensador extra colocado no exterior, para poupar platinados e melhorar a corrente ao motor... Fixe!





Um dos três sinoblocos novos. E de novo na estrada para mais quilómetors de amigos...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lousã

Acho que foi a primeira do ano; à semelhança da anterior vontade de inaugurar ou encerrar calendários.

Rumei já tarde pela E.N. que vai de Aveiro a Cantanhede. O Sol aquecia um dia que amanheceu gelado. De Cantanhede a Coimbra foi um saltinho, com o Vespão a queimar minutos a 90Km/h ininterruptamente! Atravessei o Mondego e teria sido presenteado com a Melhor Bifana do Mundo - Mijacão - não fosse o avançado da hora. No Terreiro da Erva encontrei a outra Sprint e depois da bucha, em ritmo lento, procuramos a Estrada da Beira, voltamos à margem Esquerda do Mondego, atravessamos o Rio Ceira e começavam as curvas que ansiavamos; ora uma, ora outra scooter comandavam a cadência de cada curva.

Entramos na Vila da Lousã e logo sem mais delongas iniciávamos a subida para as Aldeias de Xisto. Uma visita que fiz variadíssimas vezes; chegava de comboio e rumava ao Castelo a pé. Subi por caminhos íngremes e sobranceiros, entrando nas aldeias pelos bosques de carvalhos e castanheiros... Fi-lo muitas vezes e tinha saudades. Cheguei a fazê-lo de 4L. Acampei ao Luar. Revisitei-as pela primeira vez de Vespa.









As maquinetas italianas deixaram-se conduzir suavemente pela encosta acima, na esperada estradinha de terra. Caminho pedregoso e recortado pelos raios de Sol do meio da tarde. Casal Novo, Talasnal, Vaqueirinho e Catarredor. Todas de acesso terráqueo. Cercal foi aldeia de passagem, sede da Aldeias do Xisto, já com a noite a cair na E.N. que liga a Lousã a Castanheira de Pêra. (Excelentes curvas) Antes do asfalto espreitamos cá para baixo do Alto do Trevim.
.









No meio de cenário tão bucólico, podemos conversar com as pessoas das aldeias, provar os pastéis de castanha e licores (inúmeros e de tantas cores), perceber que casas pequenissímas dão bons espaços de férias ou foram reconstruídas sob uma filosofia e um estado de alma muito próprios... pode dormir-se ali sem ser ao relento, como cheguei a fazer...









Na periferia da Cidade do Mondego fomos pela estrada velha para a Figueira da Foz, passando por Tentúgal, dos Pastéis ou por Montemor-o-Velho, do Castelo. Vim de noite, escura e fria, a rogar pragas aos malditos 6V... Duzentos e muitos quilómetros depois, estava satisfeito!

(Fotografias do Cáudio - amigo da F. da Foz , piloto da outra Sprint.)

A Horta secou? Vai ao Mercado e compra mais sementes...

Há semanas que me interrogo da escassez de água no poço; que por gravidade percorre os carreirinhos desenhados à enchada e leva a inodora a todos os canteiros. O atomizador também está seco... Meus amigos isto não é obra do acaso, da seca, da conjuntura ou do aquecimento global!!
O Ninja incendiou a Horta com o seu Laser, comeu o Pequeno e Perneta Ranger ao pequeno almoço, acompanhado pelo unusual Café de Saco! Pois então amiguinhos, é por isso que há mais de dois miseráveis meses a vossa fonte de legumes e hortaliça está morta e as suas cinzas foram deitadas ao Douro!!

STOP! Acorda que estás a entrar em delírio! (neste momento recupero duma valente chapada!)










Então não é que descubro uma Máquina de Sulfatar em cobre, de um qualquer Bisavô, cheia de tão revigorante e fertilizante líquido?! Retiraram os motores de rega, venderam os atomizadores das hortas e quintais e fomenta-se a mobilidade sem fumo... Diz que ainda há lá umas sementes!











Fotografia retirada abusivamente de velocultureporto.com
.
PARABÉNS CAROS AMIGOS e que os Três Trevos de Quatro Folhas vos tragam as maiores alegrias!! Que cresça a cultura VELO e o estilo de vida.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Literalmente a meio










Numa pequena ilha, no meio da Ria de Aveiro, junto à saída do Porto Comercial. Vou lá desde miúdo, de bateira, canoa, kayak...

Neste dia, como em tantos outros, o fim de tarde é magnífico e o amanhecer indescritível... O Sol desponta por detrás do Caramulo e faz a água da Ria, prata. Acampamentos ao Luar e fogueiras aquecem as noites de fim de Verão, de toda a seita de sonhadores e aventureiros da Laguna. Recordações.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ontem














Ao fim da tarde a caminho do trabalho numa pequena paragem junto ao Canal.

Ao fundo a antiga fábrica de cerâmica do Jerónimo. Aconselho a visita à Veneza de Portugal. Ali na Fábrica come-se bem e o afterhours é apelativo.

Moscas da Figueira










Os primeiros... uns sequinhos outros como uns pintos!










No Relógio o panorama compunha-se. Aquele Azul Cueca não é Cueca é Asa Delta! Garanto! E dizem os entendidos que ainda não está bem limado...










Uma boa paleta de cores no chão outonal da Adega... Regresso ao Futuro.

Aquele do oleado verde é o varredor da Câmara Municipal ;) estava a entrar ao serviço...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Carrinhos e Carritos

Um pleno de fins de semana em Dezembro vai permitir fazer coisas que não consegui nos últimos meses. Principalmente estar descansado e com a Pequena Francisca, que cresce a olhos vistos! Juntando o útil ao agradável e com a permissividade das suas três belas Primaveras, pude estar na "Feira de Dezembro" e nas Moscas da Figueira.

Como a Lei não permite e as adversas condicões atmosféricas também não, fizemo-nos deslocar num motor alemão sem carburadores, para comer moscas e com quatro rodas revestidas da mais vil lata... O Vespão está na N.P.G.L.C..

A Cachopa gostou dos carrinhos, do colorido das motas ou da quantidade de sucata pelo chão. Parou várias vezes junto de brinquedos antigos e de um ou outro veículo a pedais. Encantou-se por uma Mini Honda, quis até montar-se nela! Assustou-se com o ecoar dos motores carregadinhos de cavalos do "Motorshow de Aveiro", assim lhe chamam os aficionados e adormeceu junto a uma bancada de peças novas para Vespas velhas... já estava sentada no seu carrinho.






















No sábado seguinte fui com as duas cachopas (aka: meninas - gíria ilhavense) até à Figueira da Foz na mesma Vil Lata. Diz que havia Vespas e Moscas pela quarta vez! A Mamã ficou no trabalho e os traquinas foram passear e ver o Mar. No extenso areal ninguém e o mar longínquo. No Relógio da Praia da Claridade eram 11:00 horas e ninguém ainda tinha aparecido. Fui buscar um Vespista Iniciado e Apeado (retoques no verde e rectificações visuais). Cafézinho e treta já com os primeiros a chegar debaixo de chuva intensa. Valeu a roupa de reserva a quem vinha de Lisboa e já habituado a muitos quilómetros... Com a pequena Francisca em casa de uma amiga chegamos a Adega e confraternizamos naquele que já se chama o Jantar de Natal do ScooterPT...






















Podem ver relatos e fotos na Meca da C.S.C.N. ou AQUI, que o Rui mostra-vos as Moscas!